Páginas

quinta-feira, 24 de março de 2011

Para ler e refletir

Tenho observado que os jovens andam tristes, de uma tristeza sem fim. Então resolvi compartilhar essas duas poesias (que escrevi quando adolescente) para que eles entendam que eu passei por tudo isso, mas sobrevivi....rs e espero que eles também sobrevivam!

bjks

Quel

Poesia Triste I

(poesia)

Sempre fui uma pessoa carente
apesar dos amigos que tenho
e das paixonites que sinto

Sinto necessidade de algo sólido
mas tenho medo de me envolver
medo de ficar mal acostumada
e depois de uma hora pra outra
chorar feito menina
feito a menina que sempre fui

Não me adapto a sociedade
e às vezes choro escondida
não de dor ou de saudade
mas de carência
de solidão guardada
bem escondida
no fundo do meu olhar

Às vezes vejo uma criança
e sinto saudade do colo que eu tinha
sinto saudade da inocência
de achar que tudo é bom
e de não ter medo de ser só

Sinto nós na garganta
vontade de gritar com todos
às vezes grito, desabafo...
Às vezes calo...
E quando calo, choro por dentro

Não se vê lágrima em meu rosto
mas minh'alma fica encharcada
meu sorriso esconde a dor
de saber que estou só
de saber que sou só

Não é qualquer solidão
é a pior delas
é a vontade de abraçar
e não ter um abraço
vontade de beijar
e sentir os lábios secos, frios
vontade de ser feliz
e deixar a lágrima rolar
instintiva, sóbria
como um cavaleiro triste
que sobreviveu a batalha
mas perdeu o seu cavalo
triste como a boneca morta
que hoje jaz no saco preto
triste como a criança
que é órfã de pai e mãe
triste como o filho único
que não tem com que brincar
triste como a violeta
que apodrece no calor do jardim
triste como o canto triste
da mãe que perdeu o bebê
triste como acordar
depois de um lindo sonho

Ah... Quanta tristeza,
não a quero em meu coração!
Quero apenas minha carência
minha vontade de correr
e achar meu mundo no mundo

Quero apenas meu sorriso lindo
que esconde minha solidão
e que esconde a inocência
dessa menina que vive em mim

Quero apenas o abraço amigo
que dou a alguém quando vem me contar
que está triste, desiludido
pois seu amor não o ama...

Ah... Quem dera eu amar
mesmo que não fosse amada
mesmo que fosse platônico
mesmo que doesse em mim
não doeria tão intensamente
como a dor de não saber
se tenho sentimento... Ou não.

Dedicatória: Bianca e Thaís Wenia

Publicado em 08/07/2004 00:00:24


Poesia Triste II

(poesia)

Ando tão triste ultimamente
Que nem sei se sou eu mesma
Tenho a impressão de que outro alguém
Ocupou o meu lugar

Choro escondida em meu quarto
No chuveiro as lágrimas rolam sem fim
E me sinto tão mal às vezes
Que parece que morri

Choro ao lembrar do que não aconteceu
Coisas que talvez nem aconteçam
Choro por coisas tolas
Que o mundo desconhece

Choro quando leio um livro de amor
Uma poesia que não tem sentido
Choro ao assistir o noticiário
E ao ouvir uma canção

Choro quando bato o dedo em algo
Quando alguém conversa sério comigo
Nunca contenho meus sentimentos
Nunca contenho minhas lágrimas

Choro às vezes quando olho a flor
Que se ajusta tão bem ao vaso
Lágrimas tristes rolam
Quando estou sozinha

Choro quando sinto meus lábios frios
Secos que não podem beijar
Não porque ninguém os queira
Mas porque tenho medo de me envolver

Minhas lágrimas rolam diariamente
E quem dera isso não parecesse eterno
Queria ter forças para recomeçar
O que não sei se tem fim

Mas meu choro me tira as forças
Me deixa sem o que fazer
Não sabia como me controlar
O que fazer para ser feliz...

Então notei que outra lágrima
Rolava enquanto eu escrevia
Essa poesia de choro
Que ecoa nos cadernos lindos

Ela molhou não o papel
Mas a idéia de quem nele escreve
E não havia mais razão para acabar a poesia
Pois as lágrimas não cessariam

Por isso agora
Jaz aqui a poesia mais triste
E mais molhada que já se escreveu
Pois esta se constitui de lágrimas...

E nunca terá fim
Pois as lágrimas não findam...

Dedicatória: Bianca e Thaís Wenia

Publicado em 07/07/2004 23:56:00

7 comentários:

  1. ADOREI O TEXTO!!! ME AJUDOU MUITO!!!

    ResponderExcluir
  2. Prof eu adorei o seu blog e suas poesias

    ResponderExcluir
  3. Amei tem tudo haver comigo! Toda vez e eu leio eu choroo!!!:(

    ResponderExcluir
  4. Adorei essa poesia! Milhões de bjs!!!! (thaís wenia) :) :0!

    ResponderExcluir
  5. Eu adorei essa poesia da onde você tira tanta poesia bonita

    ResponderExcluir
  6. Raquel, essa é sua verdadeira personalidade? Gostaria de entender, já que vc grita alto a sua felicidade inabalavel. Gostaria de ter conhecido a Raquel verdadeira, essa humana que só consegue ser e sentir verdadeiramente nas pontas dos dedos...

    ResponderExcluir
  7. A poesia foi escrita com cerca de 18 anos... são fases...

    Não digo que sou feliz inabalavelmente, mas optei por ver o lado bom da vida. A dor existe, a tristeza existe, existe também a falta de dinheiro e de compreensão... mas a existência dessas coisas não apaga a existência da felicidade... eu posso resolver os problemas de bem com a vida e rindo ou nervosa e chorona...

    Já chorei mto, mto mais do que deveria até... e já não rio tanto quanto gostaria de rir... mas é um processo... um processo de saber o qto me dou, o quanto me guardo, do mundo e pro mundo...

    Vc pode conhecer a Raquel qdo quiser, basta saber que Raquel não existe... é só um nome aleatório... talvez eu seja bem mais do que meu nome... ou quem sabe, bem menos...

    ResponderExcluir