Páginas

domingo, 6 de março de 2011

Inversão carnavalesca - à Roberto DaMatta

Inversão Carnavalesca

E não é que tudo se inverte
Nesse maldito carnaval
Fico aqui ouvindo Ivete
Que voa borboleta, coisa e tal
Mas se digo “não me diverte”
Eu que sou sobrenatural.

Se a minha vizinha pobretona
Sai na rosas de ouro de rainha
Eu não ouso dizer “cafona”
Minha fala é que desalinha
Pois eu vejo pela telona
Que a cultura não definha

Enquanto uma na fome padece
Mas na avenida rebola a noite inteira
Outra vestida de cristal aparece
Da escola é padroeira
E ao ourives é que agradece
Pela coroa passageira

Mas se a escola não é campeã
Eis que a fúria se mostra ao mundo
Voa cadeira em febre terçã
Vê-se o ódio no rosto imundo
Já não importa quem pegou a maçã
A festa acaba em luto profundo

E no fim, quarta à tarde é rotina
E a ressaca é a inimiga
O padre volta a vestir a batina
Na barriga, se alimenta a lombriga
E a vida que parecia tão intensa
A mudar de ritmo nos obriga.



Dedicatória: Roberto DaMatta

Publicado originalmente em 16/02/2010 22:05:27 - Site da Magriça (em desuso)

Um comentário: