Páginas

quarta-feira, 23 de março de 2011

Atividade de Leitura e Interpretação

Adoro esse texto!

Outro presente para a senhora - Carlos Drummond de Andrade

— Mãe, taqui seus chocolates!

— Que chocolates, meu anjo?

— A senhora não sabe que, no Dia das Mães, dê chocolate pra ela? Comprei um pacotão divino-maravilhoso-fora-de-série, pra senhora. Tem bombons, tabletes, figurinhas, pastilhas, drágeas... Um negócio, mãe! [...]

— Alfredinho, o médico me proibiu de comer chocolate.

— E daí? Esquece o médico. Não é Dia dos Médicos, é Dia das Mães, dia da senhora. Quando é que as mulheres vão se emancipar da tutela dos homens?

— E você não é homem, criatura? Você quer que eu seja independente comendo chocolate que você faz questão de me dar?

— Fico triste com a senhora.


— Fique não, querido. Vamos fazer uma coisa. Dê esse pacote tão lindo pra sua namorada.

— A Georgiana? A Georgiana não é casada nem mãe solteira, como é que eu vou dar presente a ela no Dia das Mães. Pega mal.

— Toda namorada merece ganhar presentes em qualquer dia do ano.

— Não posso dar chocolates a Georgiana.

— Não pode por quê?

— Engorda.

— Ah, muito bonito. Então a Georgiana não pode engordar, e eu, que sou mãe do namorado dela, posso, né?

— Não é nada disso, mãe. Também não quero que a senhora engorde, mas se engordar, problema do papai.

— O problema é meu antes de mais ninguém, ouviu? Ou você não acha mais que a mulher deve resolver por si mesma o que lhe convém ou não convém?

— Mas chocolate, uma coisa à-toa... Que importância tem isso? [...]

— É uma tentação, mas eu resisto.

— Eu ajudo a destruir o que tá aí dentro, mãe. [...]

— Nããããão. Leve pra Georgiana, já disse.

— Já vi tudo. A senhora quer ter uma nora de barrigona estufada de tanto comer chocolate, só pra ter o gosto de mostrar que a sogra dela é mais leve que manequim!

— Bandido, some da minha frente com essa porcaria, que eu não sou mais sua mãe!

. Poesia e prosa. Rio de Janeiro, Nova Aguilar, 1988.)



1. O texto lido é um diálogo. Que características desse gênero estão presentes no texto? Qual é o tema da conversa entre a mulher e seu filho?

2. Por que ela recusa o presente?

3. Diante da recusa da mãe, que argumento o rapaz usa para tentar convencê-la a aceita e comer os chocolates?

4. Em certo momento o rapaz diz: "Eu ajudo a destruir o que tá aí dentro, mãe". O que ele quer dizer com isso?

5. Retire do texto as palavras usadas pela mãe para se dirigir ao filho, depois explique o porquê da alteração de uso.

6. Retire do texto palavras que servem como marca da linguagem oral.

7. Pense no título do texto. Porque o autor usou a palavra outro?

8. Como você reagiria se, ao dar um presente para uma pessoa, ela o recusasse? Escreva sua opinião em 1ª pessoa, num texto de, no mínimo 10 linhas.



Se vc é meu aluno e perdeu a atividade ou é um professor que precisa dela, está aqui embaixo uma cópia pronta para imprimir, mas sem possibilidade de modificar. Repare que ao clicar sobre ela abrirá uma nova tela!


bjks


Quel



Nenhum comentário:

Postar um comentário