Páginas

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Aquário/ Aquarium - atividade de inglês - Educação Infantil

O projeto deste ano nas turmas de 3 anos é sobre a Água. As crianças decidiram, junto com as professoras, falar sobre os peixes!

Depois de realizar atividades de contextualização, decidimos (eu e as professoras) fazer uma atividade mais elaborada para finalizar a primeira fase!

Depois de uma pesquisa no Pinterest (busca por fish paper plate), encontrei as seguintes imagens que iluminaram minha mente!




Mas houve um problema... observei que a maioria das atividades não tinha "cara de feito por criança", ou exigiam que fossem mais velhas para executá-las... o que me levou à dúvida...


Fazer ou não esta atividade?


Depois de refletir bastante sobre isso comecei a colocar a ideia em prática... sempre me questionando sobre o quanto as crianças estavam interagindo com a atividade... Vejam o passo a passo:

1) Preparo: Colocar o nome da criança na parte de trás de dois pratos de papel (no Brasil, especialmente aqui em Macaé, eles não são tão simples de achar... procure em uma loja de embalagens, em casa de festas só encontrei decorados)

2) Pintura da água: Pintar a parte de dentro de um dos pratos de azul. É importante falar com a criança sempre utilizando termos em inglês (mesmo que se tenha que repetir depois em português) - Vocabulário principal: paint, blue, paper plate, brush, sea.

3) Pintura da borda: O segundo momento é pintar o lado de fora do prato, há duas formas de se fazer isso. Uma é cortar o papel antes de pintar e a outra é pintar a parte externa do prato e depois recortar. Eu gostei dos dois, o primeiro trabalha com espaço delimitado, enquanto o segundo faz menos sujeira, mas com o mesmo resultado.
Nesse momento é importante ter cores disponíveis para as crianças escolherem. Ou corre-se o risco de que todas as atividades fiquem idênticas, sem nenhum traço de personalidade, isso permite além de tudo avançar no uso do vocabulário. Vocabulário principal: What color do you like?; purple, red, pink, green, orange, blue, yellow, border, wave (a maioria dos pratos tem ondas na borda.
Ah... outra coisa importante... é muito comum que as crianças ainda não saibam segurar o pincel, pintar na posição correta. Não há problemas em ensiná-la, dizendo frase como ("De dentro pra fora, para pintar tudo", "vamos colorir onde está sem cor?", as crianças estão em fase de aprendizagem e o professor deve interagir com o processo, sem interferir na realização. Não acho justo finalizar as atividades pintando os espaços que sobraram, mas orientar a criança a cobri-lo)

4) Montagem da parte interior do aquário: Eu tive problemas nessa parte, confesso. A princípio fiz recortes de peixes para as crianças colorirem, mas isso não ficou legal. Parecia tudo muito pronto, elas ainda não colorem de um jeito que consideramos esteticamente bonito. Então tive uma ideia: montagem e trabalho com formas! Foi perfeito.

O PEIXE
Utilizei 3 cortadores (coração, flor e estrela), várias cores de papel colorset, lantejoulas e tinta de relevo
Vamos ao passo a passo:
a) recorte 4 cores de flor (flower) e peça para a criança escolher uma delas. (eu fiz com 3 crianças de cada vez, então elas tinham que entrar em acordo, é importante dizer que elas devem escolher um apenas)
b) oriente-as a colar a flor escolhida no centro do papel (eu passei a cola pra eles)
c) recorte corações e peça agora para escolherem 2 (deixe isso claro falando "two hearts" e mostrando a numeração com os dedos), de cores diferentes (É importante para que o peixe fique colorido e também porque já se trabalha o nome das cores - sempre que a criança escolher, repita o nome da cor escolhida com ela) - coloque uma gota de cola de um dos lados da flor, e diga que este coração será o rabo do peixe (tail) - aqui vale orientar a colagem), o outro coração deverá ser cortado ao meio e servirá como nadadeira (dorsal fin), coloque duas gotas de cola, uma acima e outra abaixo e deixe que a criança cole como quiser...
d) Peça para que a criança abra a mão (Please, open your hand) e coloque nela um olhinho decorativo, pergunte para a criança o que é aquilo (What is this?) - Ela naturalmente dirá: "um olho", você pode dizer: "Very good, this is the fish eye! Past here" (Muito bem, isso é o olho do peixe! Cole aqui). E coloque outra gota de cola para ela usar.
e) para finalizar o peixe coloque em um pratinho algumas cores de lantejoula (eu usei o termo colorful balls, mas você pode usar spangle, se quiser). Coloque algumas gotinhas de cola sobre o peixe e deixe que a criança escolha as cores que desejar e as cole. Sempre pergunte se ela quer mais ou se está bom.
f) Faça a boca do peixe com tinta de relevo (laranja, vermelha ou rosa), mas faça com a criança perto e explique que irá fazer a boca (mouth).

ALGAS, AREIA E CONCHAS
Somos privilegiados porque vivemos no litoral, então quando nossas crianças foram à praia pedi que recolhessem conchas pequenas e trouxemos areia para decorar... caso você não tenha, pode usar a areia de construção mesmo e usar pedrinhas no lugar das conchas.

a) Inicie pelas algas. Utilizei 4, de dois tamanhos diferentes, pois aproveitei para trabalhar grande e pequeno (big and small). Passe a cola e oriente a criança a colar primeiro as grandes, depois as pequenas (aproveite para observar se ela já sabe distinguir esses tamanhos).
b) Passe uma quantidade razoável de cola na parte inferior e ensine a criança a pegar um pouco de areia de cada vez e colocar sobre a cola (Put the SAND on the glue), algumas crianças jogaram areia em toda a atividade, mesmo depois de orientadas - eu sempre dou a orientação em inglês e depois em português - eu simplesmente bati o excesso, mas não reiniciei e nem retirei toda a areia de cima do peixe, por exemplo)
 c) Peça que escolha uma ou duas conchas (shell) - de acordo com a disponibilidade, deixe apenas as menores à disposição) - e oriente sua colagem sobre a areia - use bastante cola, ou corre o risco dela descolar.
d) Recorte no cortador algumas estrelas e peça para a criança escolher onde quer colocar a estrela do mar (starfish)
e) Coloque mais algumas gotas de cola na parte azul que estará vazia e oriente a colagem de outras lantejoulas - nessa parte eu utilizei apenas as prateadas (silver), para reproduzir as bolhas que se formam no fundo do mar. Espere a criança finalizar e peça que ela coloque a atividade para secar.

A FINALIZAÇÃO
A finalização e montagem da atividade fica por sua parte.
a) Comece recortando um pedaço circular de plástico transparente e colando-o com cola quente ou cola de artesão na parte interior do prato que não foi decorado.
b) Depois, siga juntando as partes com uma gota de cola quente em cima e outra embaixo.
c) Meça o o viés largo e corte ao meio - você também pode usar fita de cetim, mas o viés já vem com a dobra marcada e isso facilita muito o trabalho.
d) Passe uma gota de cola quente e posicione o viés, vá passando a cola quente e posicionando até finalizar, cole um pedaço de fita de cetim atrás para fazer uma suporte para pendurar na parede.
e) Por fim, decore as peças com cola colorida (com ou sem glitter), mas peça para as crianças escolherem as cores e ajudarem nesse processo (elas pode fazer isso colocando o dedo sobre as gotas de cola, para ficarem bem redondinhas e sem relevo)
f) Se você é oficineiro (como eu), lembre-se de inserir uma marcação na parte de trás informando sobre isso, como a atividade não tem palavras escritas, pode não ser atribuída à quem a realizou com as crianças.

EXPONHA! É muito importante mostrar as atividades realizadas, não apenas aos pais, mas a toda a comunidade escolar. 



Clique na imagem para ampliá-la

É isso! Adorei o resultado e as crianças também! Se precisar de ajuda, estou aqui! (queldonega@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário