Páginas

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Dinâmica - 1º dia de Aula - E agora?

Nem sempre é fácil escolher como começar o ano! (na verdade, nunca é fácil, nem mesmo pra gente, imagina quando pensamos que teremos mais 20, 30, 40... pela frente)

Clique para ampliar e fique à vontade para copiar e imprimir! :D
As dinâmicas de grupo foram desenvolvidas ao longo dos anos para facilitar a interação e promover a integração entre pessoas, mas é preciso saber o objetivo da atividade, escolher com cuidado, conhecer o público... sim, não basta pegar qualquer dinâmica na internet e levar pra sala de aula... ela precisa ter a ver inclusive com a sua personalidade, já que é você quem vai direcioná-la (principalmente se você não for profissional nisso!)

Eu escolhi esta dinâmicas para começar esse ano... (clique na imagem para ampliar)


Nesta dinâmica, você deve dar um nome à arvore com o grupo (este nome vai depender do grupo, na escola pode ser Busca do Conhecimento ou Saber... ), em seguida, os estudantes devem se localizar nessa árvore e pintar a si mesmos, identificando o seu próprio estereótipo. Se tiver tempo, peça que eles nomeiem com adjetivos (características), todos os personagens que aparecem na árvore (vão aparecer nomes como preguiçoso, esforçado, vencedor, folgado, malandro, distraído... etc)... forme grupos de cinco e peça pra eles olharem o que os outros escreveram acerca dos seus personagens, oriente a reflexão.



Nesta dinâmica, eu peço que as crianças coloquem as mãos sobre um papel branco e desenham suas mãos com parte do braço (esse é o tronco da árvore), depois eles podem desenhar a copa livremente, nos dedos eles são orientados a escrever quais são as coisas que lhe sustentam, podem ser pessoas, coisas ou até sentimentos (eles escolhem).





A escolha por essas duas dinâmicas é porque elas vão do coletivo pro particular e do particular pro coletivo de forma muito sutil... e eu adoro isso! Sem contar que amo árvores e acredito que só quem reconhece suas raízes pode voar e levar suas sementes...


Fonte da 2ªdinâmica:
http://pt.slideshare.net/aavbatista/dinamicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário