Páginas

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Avaliação Diagnóstica - Atividade de sondagem de leitura e escrita

O começo do ano letivo é sempre uma roleta russa? Não deveria...

Na verdade, o correto é não sair atirando pra todos os lados, com uma atividade de avaliação diagnóstica fica bem mais fácil atirar e acertar em todos os seus alvos!

Vou compartilhar os texto que selecionei este ano para aplicar nas minhas turmas de 1º ano (EM), caso queiram as respostas esperadas me enviem um e-mail (queldonega@gmail.com) que eu respondo com elas e as atividades no word, caso queira...

ESFERA CIENTÍFICA

Mais uma do zika
Fiocruz confirma presença de vírus ativo em amostras de urina e saliva de pacientes. Ainda não se pode afirmar, no entanto, se o contato com esses fluidos poderia transmitir a infecção.
Por: Catarina Chagas
Publicado em 05/02/2016 | Atualizado em 05/02/2016 - http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/2016/02/mais-uma-do-zika
Cientistas detectaram, em amostras de saliva e urina de pacientes, a presença do vírus zika em sua forma ativa, isto é, ainda capaz de se multiplicar. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (5/2) em uma coletiva de imprensa na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), onde a descoberta foi realizada. Até agora, já se sabia que era possível encontrar fragmentos do material genético do zika nesses fluidos corporais. No entanto, esta foi a primeira vez que se verificou a multiplicação do vírus em culturas de células tratadas com o material extraído das amostras de saliva e urina de pacientes. “É uma evidência mais robusta”, enfatizou o presidente da instituição, Paulo Gadelha. A descoberta aumenta os rumores sobre a possibilidade de transmissão da doença pelo contato com os fluidos – uma hipótese ainda sem comprovação científica.
Em janeiro deste ano, a equipe do Laboratório de Biologia Molecular de Flavivírus da Fiocruz, sob a liderança da virologista Myrna Bonaldo, iniciou uma pesquisa que consistia em isolar, de amostras coletadas enquanto os pacientes apresentavam sintomas da doença – como exantema –, o material genético do zika, para, em seguida, colocá-lo em contato com células Vero, comumente utilizadas em estudos deste tipo de vírus – que inclui, por exemplo, dengue e febre amarela, entre outros. O passo seguinte era observar, diariamente, se o zika se multiplicava ali. “Observamos isto primeiro em uma amostra de urina e, depois, em amostras de urina e saliva de um mesmo paciente”, contou Bonaldo. (...)
Ainda não se sabe quanto tempo os cientistas levarão para testar a possibilidade de transmissão do zika por urina ou saliva, mas os protocolos para essas pesquisas já estão sendo desenvolvidos. É um desafio muito grande, no entanto, fazer isso em um país como o Brasil, onde o mosquito Aedes aegypti – vetor comprovado da doença – está disseminado por toda parte. Nos Estados Unidos, em uma região onde o mosquito não está presente, uma pessoa se infectou com zika após contato sexual com outra, previamente infectada, o que demonstrou a possibilidade de transmissão sexual.
(...) Até que se comprove ou refute a hipótese da transmissão do zika por contato com urina ou saliva contaminadas, há apenas uma recomendação de cautela para as gestantes, um grupo particularmente sensível aos efeitos mais devastadores da doença. A própria Fiocruz já mostrou que o vírus é capaz de atravessar a placenta e, em novembro passado, o Ministério da Saúde declarou ter comprovado a relação entre a infecção por zika e o desenvolvimento de microcefalia nos bebês. “[Diante da possibilidade de novas vias de transmissão], aconselhamos as gestantes a evitarem, por exemplo, aglomerações de pessoas, onde seria fácil se contaminar por saliva”, disse Gadelha. Em bom e velho português: pelo sim, pelo não, não custa se precaver. Vale ressaltar, porém, que, por enquanto, a principal estratégia de contenção do vírus zika continua sendo o controle do A. aegypti. “O vetor é o grande transmissor do zika”, afirmou Gadelha
1.       Quais são os fluidos em que o zika vírus se apresenta de forma ativa?
2.       Por que a presença nesses fluidos pode representar um risco?
3.       Qual é a dificuldade apresentada diante do tamanho do país?
4.       Diante dos riscos apresentados pelo Zika vírus, você acredita que podemos ter uma perspectiva positiva diante do seu combate? Justifique.

ESFERA JORNALÍSTICA

SÍRIO LIGADO A MILÍCIAS CURDAS REALIZOU ATENTADO EM ANCARA, DIZ PREMIÊ TURCO
http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2016/02/1740653-sirio-ligado-a-milicias-curdas-realizou-atentado-em-ancara-diz-premie-turco.shtml
Mustafa Kaya - 17.fev.2016/Xinhua
18/02/2016  08h16
O primeiro-ministro da Turquia, Ahmet Davutoglu, disse nesta quinta-feira (18) que um homem de nacionalidade síria ligado a milícias curdas é o autor do atentado que matou ao menos 28 pessoas e deixou mais de 60 feridas na quarta-feira em Ancara, capital turca.
O premiê prometeu retaliações contra essas milícias.
Falando a repórteres durante uma visita ao chefe do Estado-Maior da Turquia, Davutoglu disse que o homem sírio foi identificado como Sahih Neccar e fez o ataque em cooperação com um grupo rebelde curdo da Turquia.
Autoridades turcas informaram que detiveram nove pessoas que podem ter conexão com o ataque e estavam tentando identificar outras.
Militares da Turquia disseram que, algumas horas após o ataque da quarta-feira, jatos do país realizaram ataques contra posições de rebeldes curdos no norte do Iraque.
"Com certeza o ataque foi realizado por membros da organização terrorista separatista, juntamente com um membro do YPG [milícia curda chamada Unidades de Proteção às Pessoas] que se infiltrou na Turquia vindo da Síria", disse Davutoglu, referindo-se ao PKK.
Até a manhã desta quinta-feira, o ataque, que matou civis e militares, não havia sido reivindicado por nenhum grupo, mas as suspeitas recaem sobre o PKK (O Partido dos Trabalhadores do Curdistão - de Parti Karkerani Kurdistan pelo original em curdo *nota do professor) e a milícia radical Estado Islâmico.
O líder do principal grupo curdo sírio, Salih Muslim, negou que seu grupo esteja por trás do ataque em Ancara e advertiu a Turquia sobre qualquer ação em território sírio.
Nesta quinta, fontes de segurança informaram que ao menos seis soldados turcos morreram em um ataque a um comboio atribuído ao PKK na região de Diyarbakir, no sudeste da Turquia. 
1. Qual o cargo de Ahmet Davutoglu?
2. O texto não apresenta um responsável direto, mas suspeitos dos ataques.
a) Sob quais grupos recaem as suspeitas do ataque?
b) Com base em que informações a Turquia atribuiu a responsabilidade a estes grupos?

3. O texto fala de retaliações. Na sua opinião, esse tipo de ação tem resultados positivos? Justifique.


ESFERA LITERÁRIA

Tormento não tem idade
(Moacyr Scliar)
 - Meu filho, aquele seu amigo, o Jorge, telefonou.
- O que é que ele queria?
- Convidou você para dormir na casa dele, amanhã.
- E o que é que você disse?
- Disse não sabia, mas que achava que você iria aceitar o convite.
- Fez mal, mamãe. Você sabe que odeio dormir fora de casa.
- Mas, meu filho, o Jorge gosta tanto de você...
- Eu sei que ele gosta de mim. Mas eu não sou obrigado a dormir na casa dele por causa disso, sou?
- Claro que não. Mas...
- Mas o que, mamãe?
- Bem, quem decide é você. Mas, que seria bom você dormir lá, seria.
- Ah, é? E por quê?
- Bem, em primeiro lugar, o Jorge tem um quarto novo de hóspedes e queria estrear com você. Ele disse que é um quarto muito lindo. Tem até tevê a cabo.
- Eu não gosto de tevê.
- O Jorge também disse que queria lhe mostrar uns desenhos que ele fez...
- Não estou interessado nos desenhos do Jorge.
- Bom. Mas tem uma coisa...
- O que é, mamãe?
- O Jorge tem uma irmã, você sabe. E a irmã do Jorge gosta muito de você. Ela mandou dizer que espera você lá.
- Não quero nada com a irmã do Jorge. É uma chata.
- Você vai fazer uma desfeita para a coitada...
- Não me importa. Assim ela aprende a não ser metida. De mais a mais, você sabe que eu gosto da minha cama, do meu quarto. E, depois, teria de fazer uma maleta com pijama, essas coisas...
- Eu faço a maleta para você, meu filho. Eu arrumo suas coisas direitinho, você vai ver.
- Não, mamãe. Não insista, por favor. Você está me atormentando com isso. Bem, deixe eu lhe lembrar uma coisa, para terminar com essa discussão: amanhã eu não vou a lugar nenhum. Sabe por que, mamãe? Amanhã é meu aniversário, você esqueceu?
- Esqueci mesmo. Desculpe, filho.
- Pois é. Amanhã estou fazendo 50 anos. E acho que quem faz 50 anos tem o direito de passar a noite em casa com sua mãe, não é verdade?


  
1) O texto é um diálogo entre dois personagens. Quem são eles?
2) A mãe usa vários argumentos para tentar convencer o filho a dormir na casa do Jorge. Cite três.
3) Quais justificativas o filho deu para não dormir na casa do amigo?
4) Por que a descoberta da idade do filho surpreende o leitor?
5) O texto retrata uma situação comum ou inusitada? Justifique.

Leia o texto abaixo e responda:



VERSOS ÍNTIMOS
Augusto dos Anjos

Vês! Ninguém assistiu ao formidável
Enterro de tua última quimera.
Somente a Ingratidão – esta pantera-
Foi tua companheira inseparável!

Acostuma-te à lama que te espera!
O homem, que, nesta terra miserável,
Mora, entre feras, sente inevitável
Necessidade de também ser fera.

Toma um fósforo. Acende teu cigarro!
O beijo, amigo, é a véspera do escarro,
A mão que afaga é a mesma que apedreja.

Se a alguém causa inda pena a tua chaga,
Apedreja essa mão vil que te afaga,
Escarra nessa boca que te beija!
1.    Quem é o locutário do eu-lírico deste poema?
2.    Transcreva alguns conselhos dados pelo eu-lírico ao seu interlocutor.
3.    Que motivos pode ter tido o eu-lírico para se posicionar dessa forma diante do seu interlocutor.
4.    Qual a justificativa apontada na segunda estrofe para que as pessoas sejam ingratas?

5.    Você já viveu situações como as apontadas no texto? Como se sentiu em relação a isso?


Em tempo, sugiro visitar as postagens abaixo... que podem te dar uma luz... :D

O que fazer depois da Sondagem?
Atividades de leitura e escrita (9ºano)

2 comentários: