sábado, 4 de fevereiro de 2017

FANZINE - Projeto Leitura e Produção de texto jornalístico

1. Dados Gerais
FANZINE – INGLÊS EU APRENDO FAZENDO

Produto final: Revista Digital autoral
Duração: 1 trimestre – 1 aula por semana  
Professor: Raquel Donegá de Oliveira – Conversação – Língua Inglesa

2. Objetivos
Gerais
  • Melhorar a comunicação nas ações educativas, integrando diferentes conteúdos, gêneros e formas de aprendizagem;
  • Valorizar o conhecimento linguístico e o acesso à informação através da leitura de jornais, revistas e textos informativos;
  • Favorecer a construção da identidade escolar, fortalecida pela autoestima individual a ser desenvolvida pela melhoria do coeficiente intelectual;
  • Desenvolver capacidade de produzir textos autorais a partir das leituras realizadas.

Específicos
  • Estimular a leitura de textos de diferentes gêneros em língua inglesa e em diversos canais de informação, fortalecendo sua autoestima linguística e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social;
  • Reconhecer diferentes intenções comunicativas e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva;
  • Manifestar opiniões e preferências pessoais de forma adequada e autônoma, respeitando a opinião de outros autores;
  • Utilizar a internet para acessar informações da atualidade;
  • Produzir textos autorais em língua inglesa com base em leituras;
  • Utilizar-se dos recursos digitais, tais como computador, celular, aplicativos e programas para produzir conteúdo autoral.
3. Justificativa
Recebemos alunos cujos hábitos de estudo, leitura e aprendizagem estão em transformação devido à mudança de ciclo. O aluno precisa passar por uma adaptação, se tornando cada vez mais responsável pelos seus processos de aprendizagem e pelo acesso à informação que recebe, que transmite e com a qual dialoga e também pelos textos que produz.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), a leitura e escrita, juntamente com outras linguagens é extremamente necessária para o processo de ampliação e consolidação do conhecimento, podendo contribuir na valorização da diversidade de ideias, culturas e formas de expressão. Nesse sentido, favorecer o acesso à essas informações deve ser uma ferramenta para que o aluno possa produzir de forma consciente e consistente, como sujeito crítico, engajado e comprometido com as culturas contemporâneas e a História que está se construindo.
Acreditamos que seja necessário agregar o acesso à informação na mídia ao processo de ensino-aprendizagem de forma significativa, uma vez que a educação para a comunicação deve promover o uso consciente dos recursos midiáticos em todos os ambientes. Outrossim, esse processo facilita o acesso às práticas sociais significativas de uso da linguagem e possibilita uma abordagem interdisciplinar.
Assim, este projeto atende ao que propõem as diretrizes norteadoras da educação fundamental contidas na Lei no. 10.172/01, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e nas Diretrizes Curriculares para o ensino fundamental, propõe-se uma abordagem que valorize o paradigma curricular que possibilita a interdisciplinaridade, abre novas perspectivas ao desenvolvimento de habilidades para dominar esse novo mundo que se desenha.

4. Metodologia

No desenvolvimento desse projeto é fundamental que o aluno tenha real interesse pelo tema desenvolvido pelo seu grupo de trabalho, de forma que parcerias devem ser feitas de acordo com o tema, e não apenas pelas compatibilidades de personalidade. É preciso que cada aluno investigue o mundo que já conhece, ampliando suas pesquisas para conteúdo em língua inglesa e se tornando capaz de selecionar conteúdos que favorecerão a produção de textos autorais.

As atividades são realizadas a partir da leitura crítica e seletiva de textos em língua inglesa divulgados nas mídias. Estes textos orientarão a produção de textos coletivos a serem organizados de acordo com os gêneros que compõem uma revista.

Atividade 1 -
Apresentação do projeto com explicação sobre a metodologia de pesquisa e produção dos textos autorais.

Atividade 2
            Discussão de temas preferidos por cada um e organização prévia dos grupos de acordo com preferência, o professor pode orientar pesquisas de acordo com preferências pouco definidas. Nessa fase é essencial que os alunos dialoguem sobre suas preferências e se ajustem a um grupo! Os grupos podem ser de 2 a 8 alunos, variando a partir disso a quantidade de gêneros e páginas a serem produzidas.

Atividade 3
            Preenchimento do projeto a partir do modelo a seguir, as frases em frente ao termo são utilizadas para nortear a produção do projeto.


Projeto – Fanzine Pages

Título (nome da página ou matéria) – Sejam criativos e anotem todas as possibilidades
Resumo – Sobre o que vai falar o trabalho, até 4 linhas digitadas
Materiais utilizados – Precisam de máquina fotográfica? Dicionário? Computador? Etc.
Procedimento de montagem – Qual o passo a passo para o trabalho ficar pronto?
Outras informações: gráficos, matérias de jornal e revista, imagens
Proposta: O que quer com o trabalho? (Informar, divertir, discutir, fazer pensar?)
Hipótese: Como acham que ficará a página?
Pesquisa: (bibliografia) – Liste sites que conheça sobre o assunto ou outros materiais (lembre-se de que esta parte precisa ser sempre alimentada e revista para não corrermos risco de plágio)
Colaboradores: Que outras pessoas podem ajudar? Quem são elas e como farão isso?

Atividade 4
Pesquisas na internet – em inglês (os alunos podem acessar o GoogleTradutor para realizar leituras, mas não para fazer tradução português-inglês, apenas o contrário)
            Leitura atenta com seleção de conteúdos importantes
           
Atividade 5
            Organização dos gêneros que compõem cada página
            Ex:      Tema: Música
                        Gêneros: Biografia de cantores, História do nome das bandas, Letras de música, fotografias, Top 10 de músicas, lista de álbuns, opinião...

Atividades 6
            Produção de textos de acordo com cada gênero – devem ser todos organizados em páginas do Word.

Atividade 7
            Correção dos textos e adequação aos gêneros, com apontamentos sobre melhorias necessárias, alunos com inglês avançado devem colaborar com outros grupos.

Atividade 8
            Organização da página da revista no Publisher – Esta página deve ser orientada pelo professor, especialmente em relação à estética, o professor pode por exemplo mostrar revistas do mesmo gênero ou com assuntos correlatos orientando formatações adequadas ao gênero Revista.

Atividade 9
            Inserção dos gêneros na página. Deve-se ficar atento à todos os apontamentos de bibliografia.

Atividade 10
            Avaliação formal por meio da revisão do projeto.

5. Avaliação
·         Processual
Instrumentos de avaliação:
1.    Qualidade dos textos e autoria
2.    Efetiva participação no projeto
3.    Roda de conversa sobre os temas propostos
4.    Autoavaliação
A autoavaliação ocorrerá a partir dos dados do Projeto que deverão ser revistos e modificados de acordo com a necessidade. Após a atividade concluída, devem inserir outros dois tópicos, a saber:
Resultados e avaliação: Confirmaram as hipóteses? O que descobriram?

Conclusão: (devem utilizar esse espaço para apresentar o que aprenderam a partir dos resultados finais e ainda para trazer uma sugestão ou uma advertência).


6. Divulgação
A revista será publicada em versão digital, no site www.issuu.com – podendo ser acessada de qualquer computador ou smartphone.
Todos os direitos autorais serão garantidos pela proteção CreativeCommons.


7. Modelos de Arquivos .PUB

Acesse ao link abaixo - Caso necessite, pode me enviar um email queldonega@gmail.com

Modelos de páginas no Publisher



Se quiser conhecer a publicação digital do Fanzine produzido pelos alunos do Sesi Macaé:


Nenhum comentário:

Postar um comentário