Páginas

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Livros digitais - Atividade de Inglês - Informática Educativa - Atividade de inglês

1. Dados do projeto
Projeto: Livros Digitais e Magia de Ler
Produto final: Livro Digital e Canções
Duração: 1 semestre – 1 aula por semana com professor de Língua Inglesa  
Série a que se destina: Turma de 3 anos – Educação Infantil – 3 turmas

2. Objetivos
Gerais
  • Melhorar o coeficiente comunicativo das ações educativas, integrando diferentes conteúdos e formas de aprendizagem;
  • Valorizar a cultura popular materna, a leitura de livros e o conhecimento linguístico;
  • Favorecer a construção da identidade escolar, fortalecida pela autoestima individual;
  • Desenvolver imaginação e criatividade.
Específicos
  • Estabelecer vínculos afetivos e de troca entre as crianças, fortalecendo sua autoestima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social;
  • Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva;
  • Manifestar opiniões e preferências pessoais de forma adequada e autônoma, respeitando a opinião do grupo em caso de divergências.
  • Relacionar imagens, sons e gestos por meio de canções;
  • Usar o programa Flash Paint e seus recursos para produzir imagens que ilustrarão o livro final;
  • Produzir um livro utilizando as imagens produzidas.
3. Justificativa
Nas turmas de 3 anos da Educação Infantil recebemos crianças que estão desenvolvendo a comunicação linguística e gestual de forma inicial. Algumas estão se tornando falantes competentes nesse momento e por isso acreditamos que apresentar uma língua estrangeira deve ser tão agradável quanto adentrar os mistérios da língua materna que ainda está ali, brotando, por isso, optamos por adotar um livro do projeto Magia de Ler, que traz não apenas histórias, mas canções e cantigas, que podem ser trabalhadas tanto em português quanto em inglês.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), algumas atividades devem ser recorrentes na educação infantil, escolhemos manter a música, as atividades de pintura, montagem e ilustração, de acordo com a necessidade. Entretanto, mesmo nas séries iniciais observa-se que as mídias digitais estão presentes em todos os ambientes e que as crianças muitas vezes necessitam utilizá-las. Acreditamos que seja necessário agregá-la ao processo de ensino-aprendizagem de forma significativa, uma vez que a educação para a comunicação deve começar desde as séries iniciais, promovendo o uso consciente dos recursos midiáticos em todos os ambientes.
Assim, este projeto atende ao que propõem as diretrizes norteadoras da educação fundamental contidas na Lei no. 10.172/01, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e nas Diretrizes Curriculares para o ensino fundamental, propõe-se uma abordagem que valorize o paradigma curricular que possibilita a interdisciplinaridade, abre novas perspectivas ao desenvolvimento de habilidades para dominar esse novo mundo que se desenha (p.17).

4. Metodologia

No desenvolvimento desse projeto é fundamental que as atividades sejam ao mesmo tempo atrativas e enriquecedoras para aprendizagem dos estudantes.
Os momentos previstos foram os seguintes:

1° momento: Discussão do projeto com os professores regentes de cada turma e escolha do livro para ser trabalhado na Oficina de Língua Inglesa; (O livro escolhido foi “Conte aqui que eu canto lá”, de Rosane Pamplona)

2° momento: Leitura do livro com discussão com a professora regente e cantoria das músicas escolhidas pelas crianças.

3° momento: Seleção de músicas para serem trabalhadas em português/ inglês, dentro e fora do livro, de acordo com a necessidade da turma.

4° momento: PARA CADA CANÇÃO: Apresentação da música em inglês com apoio do Datashow e de caixas de som, sempre utilizando vídeos próprios para crianças e preferencialmente com imagens ilustrativas ou orientações para dança. Canto e dança.

5° momento: Atividade ilustrativa para desenvolvimento de outras habilidades, como coordenação motora, reconhecimento de cores e formas etc

6° momento: Apresentação dos recursos do Flash Paint individualmente e ilustração. (Durante esta atividade os alunos assistem a algum filme relacionado ao tema em inglês)

7º momento: Desenho dos personagens dos contos de fadas. (Pinóquio, Lobo, Três Porquinhos, Patinho Feio...)

8° momento: Atividade ilustrativa para desenvolvimento de outras habilidades, como coordenação motora, reconhecimento de cores e formas etc.

9° momento: Montagem do livro

6. Avaliação
·         Processual e do Projeto
Instrumentos de avaliação:
1.    Avaliação Diagnóstica de uso dos recursos
2.    Participação na produção da história
3.    Qualidade final da atividade
4.    Participação nas atividades lúdicas
5.    Roda de conversa sobre o resultado final do projeto

7. Inspiração
Adentrar os encantos de “Conta aqui que eu canto lá”, de Rosane Pamplona, é explorar um mundo conhecido e sempre novo. Conhecido por trazer palavras, seres e objetos que já fazem parte do repertório da criança na faixa etária dos 3 anos, novo por contextualizá-las lindamente em canções e ilustrações lindas!
            Foi assim que surgiu esse livro, com canções e danças que viraram ilustrações maravilhosas com todas as cores, as formas e a imaginação que só as elas podem dar às histórias!
          Um trabalho lindo que ficará registrado pra sempre na memória e digital, para acessarmos quando quisermos.
            A magia da leitura pode se espalhar pelo mundo.

8. Considerações Finais
       Este projeto teve como objetivo central apresentar a língua estrangeira de forma lúdica, integrando diferentes eixos do projeto pedagógico, como Magia de Ler, Livro Digital e Informática Educativa, Oficina de Inglês e Alfabetização e Letramento (com a produção de textos coletiva).
Acreditamos que, ao valorizar a leitura dos livros da maleta Magia de Ler com atividades de produção, pode-se desenvolver, além das habilidades comunicativas relacionadas ao vocabulário escrito e oral, a habilidade de relacionar imagens a textos; a de perceber diferentes temas em um mesmo contexto; e ainda, a de ser capaz apreciar o trabalho que realizou de forma completa, pois consegue visualizar o começo, o meio e o fim da atividade de forma organizada, localizando sua colaboração e reconhecendo a importância da parceria dos colegas para a finalização da atividade.
Para a realização das atividades nas turmas de 3 anos foi utilizado um único computador pessoal na sala de aula, com o diferencial de esse pc ter touch-screen.
Pudemos perceber que nas primeiras atividades havia menos controle dos recursos do Flash Paint® (programa utilizado para ilustrar) e que no decorrer das aulas muitas habilidades foram desenvolvidas, como o uso de pinceis diferentes e cores diversas (alguns até arriscavam produzir cores novas), nesse recurso, eu lhes dava autonomia para manipular as cores de acordo com a sua necessidade, mas alguns eram receosos e, sempre que queria outra cor, solicitavam a troca.
Num segundo momento, para fortalecer o uso de ilustrações e adentrar os encantos das narrativas, solicitamos que as crianças desenhassem seus personagens preferidos dos contos de fadas (que também foram trabalhados), para que as não ficassem estacadas no fundo branco, optei por orientar a utilização de pintura de fundo, solicitando que eles escolhessem a cor de acordo com o ambiente, por exemplo, o lobo vive na floresta, “que cor é a floresta?”...

            Ao ver o livro finalizado com os alunos ouvimos frases como, “Olha o porquinho”, ou “Quem fez esse lobo?”, “Vamos cantar a dona Aranha?” e ainda “A minha princesa”, de onde pudemos deduzir que o nosso objetivo de favorecer a construção da identidade escolar e fortalecer a autoestima individual, foi atingida além das nossas expectativas.

Se quiser ver o resultado do projeto, dá uma passadinha pelo ISSUU.com (o site é ótimo para expor atividades digitais)
 


Se a visualização abaixo não estiver aparecendo corretamente clique neste link Cante Comigo

Nenhum comentário:

Postar um comentário