1. Dados do projeto
Projeto: Livros Digitais e Magia de Ler
Produto final:
Livro Digital e Canções
Duração: 1 semestre – 1 aula por semana com
professor de Língua Inglesa
Série a que se destina: Turma de 3 anos –
Educação Infantil – 3 turmas
2. Objetivos
Gerais
- Melhorar
o coeficiente comunicativo das ações educativas, integrando diferentes
conteúdos e formas de aprendizagem;
- Valorizar
a cultura popular materna, a leitura de livros e o conhecimento
linguístico;
- Favorecer
a construção da identidade escolar, fortalecida pela autoestima
individual;
- Desenvolver
imaginação e criatividade.
Específicos
- Estabelecer vínculos afetivos e de troca entre as crianças, fortalecendo sua autoestima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social;
- Utilizar
as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita)
ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a
compreender e ser compreendido, expressar suas ideias, sentimentos,
necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de
significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva;
- Manifestar
opiniões e preferências pessoais de forma adequada e autônoma, respeitando
a opinião do grupo em caso de divergências.
- Relacionar
imagens, sons e gestos por meio de canções;
- Usar
o programa Flash Paint e seus recursos para produzir imagens que
ilustrarão o livro final;
- Produzir
um livro utilizando as imagens produzidas.
3. Justificativa
Nas turmas de 3 anos da
Educação Infantil recebemos crianças que estão desenvolvendo a comunicação
linguística e gestual de forma inicial. Algumas estão se tornando falantes
competentes nesse momento e por isso acreditamos que apresentar uma língua
estrangeira deve ser tão agradável quanto adentrar os mistérios da língua
materna que ainda está ali, brotando, por isso, optamos por adotar um livro do
projeto Magia de Ler, que traz não apenas histórias, mas canções e cantigas,
que podem ser trabalhadas tanto em português quanto em inglês.
De acordo com os
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), algumas atividades devem ser
recorrentes na educação infantil, escolhemos manter a música, as atividades de
pintura, montagem e ilustração, de acordo com a necessidade. Entretanto, mesmo
nas séries iniciais observa-se que as mídias digitais estão presentes em todos
os ambientes e que as crianças muitas vezes necessitam utilizá-las. Acreditamos
que seja necessário agregá-la ao processo de ensino-aprendizagem de forma
significativa, uma vez que a educação para a comunicação deve começar desde as séries
iniciais, promovendo o uso consciente dos recursos midiáticos em todos os
ambientes.
Assim, este projeto atende ao que
propõem as diretrizes norteadoras da educação fundamental contidas na Lei no.
10.172/01, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e nas Diretrizes
Curriculares para o ensino fundamental, propõe-se uma abordagem que valorize o
paradigma curricular que possibilita a interdisciplinaridade, abre novas
perspectivas ao desenvolvimento de habilidades para dominar esse novo mundo que
se desenha (p.17).
4.
Metodologia
No
desenvolvimento desse projeto é fundamental que as atividades sejam ao mesmo
tempo atrativas e enriquecedoras para aprendizagem dos estudantes.
Os momentos previstos foram os seguintes:
Os momentos previstos foram os seguintes:
1° momento: Discussão do projeto com os professores regentes de cada turma e escolha do livro para ser trabalhado na Oficina de Língua Inglesa; (O livro escolhido foi “Conte aqui que eu canto lá”, de Rosane Pamplona)
2° momento: Leitura do livro com discussão com a professora regente e cantoria das músicas escolhidas pelas crianças.
3° momento: Seleção de músicas para serem trabalhadas em português/ inglês, dentro e fora do livro, de acordo com a necessidade da turma.
4° momento: PARA CADA CANÇÃO: Apresentação da
música em inglês com apoio do Datashow e de caixas de som, sempre utilizando
vídeos próprios para crianças e preferencialmente com imagens ilustrativas ou
orientações para dança. Canto e dança.
5°
momento: Atividade ilustrativa para desenvolvimento de outras habilidades, como
coordenação motora, reconhecimento de cores e formas etc
6° momento: Apresentação dos recursos do Flash Paint individualmente e ilustração. (Durante esta atividade os alunos assistem a algum filme relacionado ao tema em inglês)
7º
momento: Desenho dos personagens dos contos de fadas. (Pinóquio, Lobo, Três
Porquinhos, Patinho Feio...)
8°
momento: Atividade ilustrativa para desenvolvimento de outras habilidades, como
coordenação motora, reconhecimento de cores e formas etc.
9° momento: Montagem do livro
6.
Avaliação
·
Processual e do Projeto
Instrumentos de avaliação:
1. Avaliação
Diagnóstica de uso dos recursos
2. Participação
na produção da história
3. Qualidade
final da atividade
4. Participação
nas atividades lúdicas
5. Roda
de conversa sobre o resultado final do projeto
7. Inspiração
Adentrar os encantos de
“Conta aqui que eu canto lá”, de Rosane Pamplona, é explorar um mundo conhecido
e sempre novo. Conhecido por trazer palavras, seres e objetos que já fazem
parte do repertório da criança na faixa etária dos 3 anos, novo por contextualizá-las
lindamente em canções e ilustrações lindas!
Foi assim que surgiu esse livro, com canções e
danças que viraram ilustrações maravilhosas com todas as cores, as formas e a
imaginação que só as elas podem dar às histórias!
Um
trabalho lindo que ficará registrado pra sempre na memória e digital, para
acessarmos quando quisermos.
A
magia da leitura pode se espalhar pelo mundo.
8. Considerações
Finais
Este
projeto teve como objetivo central apresentar a língua estrangeira de forma
lúdica, integrando diferentes eixos do projeto pedagógico, como Magia
de Ler, Livro Digital e Informática Educativa, Oficina de Inglês e
Alfabetização e Letramento (com a produção de textos coletiva).
Acreditamos que, ao
valorizar a leitura dos livros da maleta Magia de Ler com atividades de
produção, pode-se desenvolver, além das habilidades comunicativas relacionadas
ao vocabulário escrito e oral, a habilidade de relacionar imagens a textos; a
de perceber diferentes temas em um mesmo contexto; e ainda, a de ser capaz apreciar
o trabalho que realizou de forma completa, pois consegue visualizar o começo, o
meio e o fim da atividade de forma organizada, localizando sua colaboração e
reconhecendo a importância da parceria dos colegas para a finalização da
atividade.
Para a realização das
atividades nas turmas de 3 anos foi utilizado um único computador pessoal na
sala de aula, com o diferencial de esse pc ter touch-screen.
Pudemos perceber que
nas primeiras atividades havia menos controle dos recursos do Flash Paint®
(programa utilizado para ilustrar) e que no decorrer das aulas muitas habilidades
foram desenvolvidas, como o uso de pinceis diferentes e cores diversas (alguns
até arriscavam produzir cores novas), nesse recurso, eu lhes dava autonomia
para manipular as cores de acordo com a sua necessidade, mas alguns eram
receosos e, sempre que queria outra cor, solicitavam a troca.
Num segundo momento,
para fortalecer o uso de ilustrações e adentrar os encantos das narrativas,
solicitamos que as crianças desenhassem seus personagens preferidos dos contos
de fadas (que também foram trabalhados), para que as não ficassem estacadas no
fundo branco, optei por orientar a utilização de pintura de fundo, solicitando
que eles escolhessem a cor de acordo com o ambiente, por exemplo, o lobo vive
na floresta, “que cor é a floresta?”...
Ao
ver o livro finalizado com os alunos ouvimos frases como, “Olha o porquinho”,
ou “Quem fez esse lobo?”, “Vamos cantar a dona Aranha?” e ainda “A minha
princesa”, de onde pudemos deduzir que o nosso objetivo de favorecer a construção
da identidade escolar e fortalecer a autoestima individual, foi atingida além
das nossas expectativas.
Se quiser ver o resultado do projeto, dá uma passadinha pelo ISSUU.com (o site é ótimo para expor atividades digitais)
Se a visualização abaixo não estiver aparecendo corretamente clique neste link Cante Comigo
Se a visualização abaixo não estiver aparecendo corretamente clique neste link Cante Comigo
Nenhum comentário:
Postar um comentário