Páginas

sábado, 23 de outubro de 2010

PRODUÇÃO TEXTUAL, UMA FACA COM DOIS GUMES

Um bom texto pode ser definido como aquele que atende às necessidades de quem lê, tem linguagem adequada, vocabulário acessível e não extravasa o limite lógico dos erros ortográficos e gramaticais. Deste ponto de vista, é possível atribuir uma importância relativamente grande aos conhecimentos linguísticos quando se pretende produzir um texto. Mas que importância é essa?

Em primeiro lugar, é preciso esclarecer que para produzir um texto de qualidade, antes mesmo de pensar sobre língua e gramática é preciso pensar sobre aquilo que já se sabe sobre o assunto e se tal saber é suficiente para a produção textual, não sendo, faz jus uma pesquisa antes da escrita.

Em segundo lugar, é preciso saber que tipo de texto se pretende escrever - e pensar no gênero também - para então poder pensar na estrutura do texto e no que o texto pode contribuir para o leitor. Quando se escreve, por exemplo, uma dissertação, é preciso pensar que algo deverá ser discutido, problematizado e pensar em argumentos que levem o leitor a refletir com o texto. Os conhecimentos linguísticos direcionados para a estrutura textual são, pois, de profunda importância, já que se corre o risco de escrever uma historinha, no sentido pejorativo da palavra, ao invés de uma dissertação.

Mas e a gramática? Será necessário dominar todas as regras gramaticais, conhecer todas as classes de palavras, sintaxe, concordância? Sim e não! Embora não seja necessário saber nomear todas as partes, um texto cuja construção não respeita as regras básicas de concordância e regência verbais e nominais, cansa, especialmente àqueles que leem bastante e já internalizaram os usos de tais regras. Nesse sentido, garantir que a ortografia esteja correta, que verbos concordem com seus respectivos sujeitos e que não haja nenhum assassinato linguístico no texto tem um valor inestimável.

Enfim, para a produção textual são importantes os conhecimentos lingüísticos e gramaticais, não em um nível profundo e inatingível – há escritores famosos que odeiam gramática. É preciso não ofender àquele que lê oferecendo a ele um texto mal pensado, mal escrito e que parece ter sido produzido por alguém que sequer conhece o assunto. Assim, produzir um texto bom é uma tarefa trabalhosa, mas gratificante para quem escreve e para quem lê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário