Páginas

terça-feira, 15 de maio de 2018

Parágrafo de desenvolvimento - Como ensinar? Como fazer?

O parágrafo de introdução já está lindo e perfeito! Você já sabe exatamente por quais caminhos percorrer, mas agora não sabe exatamente como fazer isso.
Saiba que há diversas maneiras de se desenvolver um parágrafo argumentativo, mas antes de conhecer os tipos de parágrafo é essencial compreender o que é um parágrafo.
Essencialmente, parágrafo é a "divisão de um texto escrito, indicada pela mudança de linha, cuja função é mostrar que as frases ali contidas mantêm maior relação entre si do que com o restante do texto." Trata-se, pois de uma subdivisão do todo, que isoladamente carrega uma informação completa em si mesma.
Obviamente, este parágrafo vai estabelecer relações com o texto global, mas é preciso que cada trecho possa ser lido isoladamente e, ainda assim, tenha sentido. Para que isso ocorra, deve conter, essencialmente, tópico frasal (apresentação do tema), discussão e desenvolvimento das ideias e conclusão. Mas como faz isso?


COMO FAZ??

A ideia a ser desenvolvida é a de que o preconceito se manifesta por meio da ironia e do riso.

1. Apresente o tema

    Deve-se observar que há manifestações preconceituosas marcadas pela ironia e pelo riso.

(perceba que já mudei alguns termos, pode-se fazer isso quando quiser, porque o léxico vai se adaptando ao conjunto textual).

2. Desenvolva a sua proposição

    Sob a desculpa do riso ou da possibilidade de negação, muitos subjugam a identidade do outro.

3. Conclua sua ideia


     É preciso que qualquer preconceito seja combatido, mesmo nas ações mais subjetivas.

4. Junte tudo, analise e faça correções



    Deve-se observar que há manifestações preconceituosa marcadas pela ironia e pelo riso. Dessa maneira, sob a justificativa do riso ou da possibilidade de negação, muitos subjugam a identidade do outro. Assim, é preciso que qualquer preconceito seja combatido, mesmo nas ações mais subjetivas.

5. Quer melhorar?


     Percebeu que usamos conectivos para que os períodos virem de fato um parágrafo, com sentido completo e que se entrelace? Nesse contexto, ainda é possível inserir outras informações, detalhando aspectos apresentados no próprio parágrafo, substituir palavras (para evitar repetições) demonstrando que o autor do texto domina conhecimentos extratextuais ou os chamados conhecimentos socioculturais.

    Deve-se observar que há manifestações discriminatórias marcadas pela ironia e pelo humor. Dessa maneira, sob a desculpa do riso ou da possibilidade de negação, muitos subjugam a identidade do outro, seja em páginas de redes sociais, espetáculos de comédia stand-up ou no dia a dia, nas ditas brincadeiras. Assim, é preciso que qualquer preconceito seja combatido, inclusive nas ações mais subjetivas.




Vamos pra vida real?

Produzir um parágrafo argumentativo acerca da música Crime Bárbaro, de Rincon Sapiência

(Os textos passaram por correções)


Na música Crime Bárbaro de Rincon Sapiência, é preciso observar a princípio que o tema tratado é a escravidão. Isso porque ele cita algumas vezes o que aconteceu com os negros naquela época, como torturas, mortes e até mesmo estupro, deixando-os em um estado crítico e deplorável. Dessa maneira, faz-se uma crítica social para que possamos entender as marcas profundas que existem até os dias de hoje. (Kamille 2ºA)

       Em Crime bárbaro, de Rincon Sapiência, é preciso observar que ele está falando sobre a escravidão e que o negro é perseguido em todos os sentidos. Vale ressaltar que essa música foi lançada no mesmo dia em que se comemora os 130 anos da Abolição da Escravatura no Brasil. A data de lançamento foi escolhida propositalmente, na intenção de trazer uma nova narrativa sobre a Abolição, episódio histórico polêmico para a comunidade afro-brasileira, cujo personagem principal foi uma princesa branca. Deste modo, nota-se que o rapper propõe uma nova versão da data, desta vez protagonizada pelos próprios pretos através de sua luta cotidiana. (Gabriella 2ºB)

Será que você consegue?

Faça um teste... se quiser, escreva seu parágrafo aí nos comentários que eu dou dicas de como melhorá-lo ;) 

@queldonega

Nenhum comentário:

Postar um comentário