Em geral, trabalhar a tipologia expositiva é bastante
complicado, pois exige planejamento. Se você escolher adentrar a argumentação
então, parece que os alunos não vão dar conta. Daí a necessidade de se planejar atividades que demonstrem
para os alunos que a cada etapa eles conseguem atingir seus objetivos e
fazê-los seguir sem medo para as etapas seguintes.
Nesse processo, vou colocar 4 passos para adentrar a tipologia: Mapa Mental,
Fichamento, Resumo e Resenha Crítica.
Nesta etapa (2) eu trabalho o FICHAMENTO seguido da produção de RESUMO, aqui também ressalto que o recurso pode ser adotado para outros gênero, mas que vamos utilizar um pertencente ao gênero
expositivo-argumentativo.
Outro fator importante, sugiro fortemente que você faça as duas atividades com o mesmo texto, pois demonstrará aos alunos que os recursos de fichamento são de extrema importância para a construção de um resumo de qualidade.
Para fins pedagógicos, as competências desenvolvidas são
estas:
Competências Básicas (CB) – observação durante a atividade
1- Reconhecer num resumo ou esquema, em
relação ao texto-base que lhe deu origem, recursos de sumarização.
Competências Operacionais (CO) – Serão avaliadas as marcações
no texto-base
2- Selecionar de um texto-base os recursos de
sumarização para elaboração de um resumo ou esquema.
Competência Global – (CG) – Será avaliado o texto final
3. Elaborar fichamento e resumo de um texto base, usando os
recursos de sumarização.
1º passo - Fichamento
a. Apresente o texto a ser fichado para os alunos, vou colocar um texto como sugestão aqui. Peça que façam uma leitura inicial, que pode ser acompanhada da leitura em voz alta. Nesse momento, solicite que grifem, com lápis, os trechos que julgarem mais importantes.
b. Em seguida, apresente os recursos de sumarização que você deseja desenvolver, com eles. Aqui seguem alguns, com exemplos ao lado. Clique aqui para abrir a apresentação com o passo a passo
Recursos de sumarização
- Exclua trechos que são
facilmente depreendidos pelo contexto (Após uma longa tarde de
conversas, o casal seguiu para casa onde ela foi pedida em casamento)
- Apague sequencias textuais
de expressões sinônimas ou meramente explicativas. (Em termos de estrutura narrativa,
isto é, a forma como são apresentados os fatos narrados,
o romance de 30 é,
fundamentalmente, linear. (DACANAL, 2001, p. 17)
- Elimine exemplos (Uma
característica inovadora desta peça de Nelson Rodrigues está
no uso poético e provocador que ele faz das rubricas,
as indicações para a cena que o autor põe no texto como
orientação. Por exemplo, há homens e mulheres que são descritos como
“inatuais”. O que quer dizer isso? A certa altura, a rubrica diz
que Alaíde apanha um ferro “ou coisa que o valha” para
malhar a cabeça de Pedro, seu marido. Que “coisa
que o valha é essa?”. (AGUIAR, 2004, p. 85)
- Apague justificativas para
uma afirmação e mantenha a informação importante. (A
principal suspeita do assassinato era a amante, que era invejosa e
interesseira)
- Não inclua trechos negativos
que vão contra as ideias do autor ( A ditadura tem muitos
argumentos em seu favor, mas nada justifica uma nova intervenção militar no
Brasil)
- Reformule informações
utilizando termos genéricos. Um certo
Miguilim morava com a mãe, seu pai e seus irmãos SUA FAMÍLIA, longe, longe
daqui, muito depois da Vereda-do-Frango-d’Água e de outras veredas
sem nome ou pouco conhecidas, em um ponto remoto no Mutúm. (G.
Rosa)
-
Conserve informações que não forem resumíveis – O trecho é inteiro importante? Mantenha-o.
Adaptado de
http://conversadeportugues.com.br/2015/03/sumarizacao/
Link do texto para produção - prontinho pra imprimir Arte de argumentar
c. Peça para que os alunos utilizem os recursos apresentados para selecionar no texto os trechos mais significativos
A maioria prefere
grifar os trechos que serão utilizados ao invés de riscar os que serão
descartados, é importante que eles tenham liberdade para utilizar os recursos
da maneira que mais os agrade, pois assim conseguirão alcançar a interpretação
dos trechos.
Outra sugestão é que
eles se sentem em duplas nessa etapa, mas que façam a atividade
individualmente, isso evitará que busquem ajuda do professor o tempo todo e que
troquem com o colega as percepções que tiveram, discutindo, inclusive quais
trechos devem ser ou não marcados.
Eu não solicito que os alunos reescrevam os trechos para fichar, porque a atividade seguinte já utilizará este recurso, mas se você quiser fazer apenas o fichamento.
d. Peça para que reescrevam os trechos, utilizando a reescrita, para que não haja perda de sentido - Caso você deseje produzir um resumo com eles, não faça essa etapa!!!
2º passo - Resumo
a. Antes de fazer o resumo é importante que o aluno domine os recursos de sumarização apresentados na atividade de Fichamento, mesmo que seu objetivo seja ter um resumo, sugiro fortemente que reapresente os recursos para eles.
b. Após o aluno realizar os passo a, b e c apresentados acima, solicite que escrevam um resumo.
Neste texto que apresento como sugestão o ideal é que eles consigam produzir apenas 2 parágrafos, no máximo 3, dependendo do poder de síntese de cada aluno.
Mesmo se tratando de um texto baseado em outro, é importante ajudar os alunos a se tornar autor do próprio texto (o resumo final terá aspectos que somente ele será capaz de produzir). Para atingir níveis interessantes de autoria, oriente que leiam novamente cada um dos trechos e o reescrevam, utilizando conectivos para juntar as frases destacadas no processo de fichamento.
O primeiro parágrafo dessa produção em geral é composto pelo primeiro tópico textual e o segundo (e o terceiro, quando houver) pelo segundo tópico.
PS> Sem lançar mão de conectivos eles não serão capazes de produzir poucos parágrafos (que é o objetivo) e acabarão produzindo uma cópia dos trechos fichados.
c. Passe pelas carteiras observando a construção do primeiro parágrafo. Alguns alunos podem não perceber que o autor mistura os dois elementos chave no primeiro tópico e ficar fazendo o movimento de ziguezague no resumo, tal qual o autor realizou no texto original. Oriente para que juntem informações sobre o mesmo referente antes de produzir o parágrafo.
Caso tenham muita dificuldade, solicite que montem um mapa mental do primeiro tópico do texto. Ajuda muito!
Caso tenham muita dificuldade, solicite que montem um mapa mental do primeiro tópico do texto. Ajuda muito!
d. Solicite que troquem o texto com um colega para possíveis correções antes da entrega (aqui também podem se sentar em duplas para favorecer as trocas, mas se copiar um do outro).
e. Feita a produção final, solicite que passem a limpo (alguns talvez não necessitem), incluam a bibliografia e entreguem.
Acesse o texto para produção - Pronto pra imprimir Arte de argumentar
Quer discutir essa questão, tem dúvidas ou dicas? @queldonega ou queldonega@gmail.com
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