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sábado, 5 de maio de 2018

Mapa Mental - Como ensinar? Como fazer?

Em geral, trabalhar a tipologia expositiva é bastante complicado, pois exige planejamento. Se você escolher adentrar a argumentação então, parece que os alunos não vão dar conta.

Daí a necessidade de se planejar atividades que demonstrem para os alunos que, a cada etapa, eles conseguem atingir seus objetivos e fazê-los seguir sem medo para as etapas seguintes.

Nesse processo, vou colocar 4 passos para adentrar a tipologia: Mapa Mental, Fichamento, Resumo e Resenha Crítica.

A primeira etapa que trabalho é sempre o Mapa Mental. Ele pode ser feito com absolutamente qualquer gênero, mas aqui vamos adotar o gênero expositivo-argumentativo.

Para fins pedagógicos, as competências desenvolvidas são estas:


Competências Básicas – observação durante a atividade
1-  Reconhecer num resumo ou esquema, em relação ao texto-base que lhe deu origem, recursos de sumarização.
Competências Operacionais – Serão avaliadas as marcações no texto-base
2- Selecionar de um texto-base os recursos de sumarização para elaboração de um resumo ou esquema.
Competência Global – Será avaliado o texto final
3. Elaborar  esquema de um texto base, usando os recursos de sumarização.

1º passo: MAPA MENTAL

Para acessar a apresentação em ppt desse conteúdo, clique aqui.

Se não quiser adotar o texto abaixo, você pode escolher qualquer um que faça referência aos conteúdos que estejam estudando em outras disciplina. O primeiro Mapa Mental produzido por meus alunos este ano foi de um texto midiático, disponível no youtube.


Para realizar a construção deste Mapa Mental, é importante que todas as fases sejam seguidas, garantindo que todos os alunos sejam capazes de anotar as informações importante de maneira organizada.

a. Informe aos alunos que eles assistirão ao vídeo completo, sem fazer nenhuma anotação (como ele é curto, dá pra passar várias vezes durante a mesma atividade). Esta estratégia foi adotada porque o professor fala muito rápido, mas as informações são todas relevantes.

b. Entregue folhas brancas
    Discuta com os alunos acerca da construção do mapa e peça para que coloquem o título - mais ou menos centralizado na parte superior da folha - Alguns alunos podem querer fazer o mapa na horizontal, não há problemas.
     Como eles já viram o vídeo, devem ter observado que embora pareça que o mapa vai se dividir em dois tópicos, eles precisam deixar espaço para um terceiro, que é um desdobramento do darwinismo. Atente-os para isso, para que não seja necessário começar novamente e para que não façam conexões erradas no mapa.
    Uma outra dica é pedir que anotem as informações de cada um dos tópicos com cores de caneta diferentes. Nesse caso, 3 cores serão necessárias.

c. O passo seguinte é organizar cada uma das informações de forma sucinta.
    Eles podem usar símbolos (+ - = % etc.) para que o mapa fique o mais decifrável possível e devem conectar cada nova informação com uma seta ou uma linha.

d. Podem surgir dúvidas sobre onde colocar o Neodarwinismo. Trabalhe com a questão da progressão textual e oriente-os a perceber que o próprio nome já indica que foi desenvolvido a partir de Darwin, logo, dali é que será retirado outro seguimento.

e. Finalizado o mapa, demonstre para os alunos como é possível produzir uma frase completa sobre cada um dos tópicos, apenas utilizando as palavras-chave que foram adicionadas por eles. Você pode até construir uma frase no quadro para demonstrar que o mapa mental é um ótimo recurso para se produzir um resumo. Demonstre a necessidade dos conectivos.

Adiciono aqui um modelo do Mapa Mental proposto para facilitar o seu trabalho :D



Quer discutir essa questão, tem dúvidas ou dicas? @queldonega ou queldonega@gmail.com

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