Há uns 5 anos, fiz cartões de dia das mães com meus alunos em SP, utilizando a técnica de cortar imagens de revistas e colar de forma desorganizada (mas harmônica). O objetivo era trabalhar a mensagem de Dia das Mães de forma lúdica e fazer os alunos pensarem em coisas de que a mãe gostava (infelizmente não tenho fotos, mas dava vontade de ser mãe de todos eles).
Desta vez, fizemos um trabalho parecido, aqui no Colégio Atlântico, só que de Dia dos Pais. Observe as imagens que foram escolhidas. É um modo de trabalhar a percepção artística do aluno, já que nem só de alfabeto vive o homem letrado!
Deixei um espaço especial para o cartão do Lucas... ele tem atraso global do neurodesenvolvimento e autismo e fez um trabalho lindo! Dê uma olhadinha lá embaixo (coloquei abaixo da foto o link do blog da mãe dele)
Agora a receita! Segredinho de Teacher... peça que colem primeiro as imagens grandes, depois preencham os espaços com as imagens pequenas e, por fim, coloque a borda (que pode ser feita da maneira que mais lhe agradar - eu já fiz até com fita de cetim - mas é importante porque se faça uma borda pois ela dá um ar mais bem acabado ao cartão) e só depois cole as letras... aí embaixo dá pra ver em alguns cartões o que acontece quando você deixa pra colar a borda depois... como as crianças tem pouco senso de proporção, e não querem "estragar" as imagens que escolheram, podem colar muito no canto. E ajude-os a organizar as imagens, para que fique tudo bem harmônico.
Se for trabalhar com turmas de Educação Infantil, pode optar por usar apenas uma palavra, como Pai, Natal, Mãe... de acordo com a ocasião...
:D É isso!
Blog do Mãe do Lucas |
Nenhum comentário:
Postar um comentário