Cartilha: Socioemocional para educadores
Este material nasceu da curiosidade em compreender como educadoras(es) de diferentes segmentos da educação pública e privada têm percebido e lidado com o aspecto socioemocional como parte do currículo escolar, sobretudo a partir das proposições da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Resulta de uma experiência coletiva de escuta junto a esses sujeitos, realizada no contexto do grupo de escuta intitulado posteriormente como “Educadoras do amanhã”.
Diante da exigência recente de que as competências socioemocionais sejam ensinadas, registradas e avaliadas, este material busca colaborar na compreensão dos sentidos, práticas, dificuldades e possibilidades emergem na vivência dos(as) profissionais da educação.
O objetivo deste material é ampliar a percepção sobre como o termo socioemocional atravessa o cotidiano escolar - não apenas como um conteúdo prescrito por documentos oficiais, mas como uma dimensão viva das relações, afetos, conflitos e cuidados que constituem o trabalho educativo.
Mais do que propor respostas prontas, este material busca abrir espaço para a reflexão, o reconhecimento das práticas que já existem e o fortalecimento do diálogo entre os diferentes sujeitos da escola.
A cartilha é dirigida a todos que ocupam o lugar de educar - professores, inspetores, coordenadores, técnicos, gestores, auxiliares e demais profissionais - e pretende ser um convite à escuta mútua, ao cuidado e à construção de práticas mais conscientes, justas e sensíveis.
Mas sobre o que este material trata? Traz a definição de socioemocional e algumas abordagens; as relações com a BNCC e discute criticamente o socioemocional em ação e o trabalho do educador.
Este material é o produto final da disciplina de pós-graduação Stricto Sensu Mestrado e Doutorado, junto à PPG-HCTE / UFRJ & PPGE / UFPR, oferecida pelos docentes: Igor Vinícius Lima Valentim & Juliana Crespo Lopes.
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