Páginas

sábado, 2 de fevereiro de 2019

Aula Inaugural 2019 - Cubo autobiográfico

Este ano eu não estarei nas salas de aula como professora, vou voltar apenas como estudante no curso de psicologia da UFF! Mas vim dar uma dica de atividade linda para a primeira semana de aula - ótima para turmas de todos os segmentos, mas muito legal para turmas de fundamental I e II.

1.Imprima cubos como os do modelo abaixo o suficiente para a turma toda no tamanho A4.

Clique para ampliar!

2. Monte um cubo em casa para mostrar para os alunos como ficará um pronto e se estiver inspirad@, faça o seu bem colorido para que os estudantes tenham um modelo base.

3. Oriente os alunos a realizarem a atividade com lápis, pois não haverá substituição da folha do cubo.

4. Preferencialmente mostre seu cubo e explique como ele ficará depois de pronto. (Eu sugiro que você não feche o cubo, pois pode utilizá-lo para outras atividades, como colocar cartas dentro para ler no futuro).

5. Explique que cada um dos lados do cubo terá uma finalidade para manifestar a individualidade e apresentar a personalidade daquele que a produziu e, portanto, serão apresentados critérios para cada lado.

1. Nome (com arte)
2. Autorretrato
3. Família
4. Amigos
5. Sonhos
6. Livre

Observação 1: Deixe claro para os alunos que caso eles tenham dificuldade com algum dos lados, não devem deixá-lo em branco, mas podem pintá-lo de uma cor ou escrever uma música, ou palavras que remetam ao conceito/termo.

Observação 2: Essa sugestão é para as séries iniciais porque eles têm dificuldade com passado, presente, futuro, que é o que trabalho no ensino médio... você pode adotar os critérios que quiser para os lados do cubo.

6. Depois que os alunos tiverem acabado de ilustrar todas as partes, oriente a colagem dos cubos em papel colorido, caso a turma seja muito imatura, talvez seja melhor recolher e colar em casa e depois levar para eles fazerem a montagem do cubo.

7. Depois de seco, oriente o recorte dos cubos (sério! oriente mesmo, porque muitos alunos acabam recortando as bordas que precisam ser coladas e choram, especialmente os pequenos! quando a turma é muito nova eu mesma faço a montagem).

8. Há duas estratégias para a apresentação das atividades, cada aluno pode se apresentar mostrando os lados do seu cubo ou você pode fazer uma mostra de cubos e os alunos apresentarem uns aos outros, ou apenas apreciarem as artes dos colegas.

Se a atividade for feita antes da reunião de pais, também é um mimo para os pais levarem pra casa, e você pode pode aproveitar o evento para pedir para os pais escreverem uma carta para a criança que já acompanha a caixa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário