Páginas

sábado, 4 de agosto de 2018

Parágrafo de introdução - Como fazer? Como ensinar?

Produzir textos dissertativo-argumentativos são sempre um desafio. Mas não deveria ser assim...

É comum ouvir de alunos que não estão inspirados para produzir um texto, que não sabem como começar... E isso ocorre mesmo quando o tema é dado, quando se sabe o que falar, de que maneira falar e porque falar. De onde vem esse medo de expressar a opinião? Provavelmente dos litros de tinta vermelha derramados sobre seus textos... ou das lágrimas.

Brincadeiras à parte, percebo uma grande dificuldade em iniciar as produções textuais e terminá-las. Mas isso não decorre apenas da falta de competência linguística para produzir textos, pode ser que te falte habilidade de organização mental e isso reflita na sua organização textual e daí quando o texto surge ele vem lindo, manso e de repente você nota que fugiu do assunto, já não sabe de onde veio e pra onde está indo, tenta voltar ao tema e acaba saindo ainda mais.

Se isso acontece, relaxa, vamos aprender aqui a organizar o seu texto inteirinho no primeiro parágrafo.

1. Organização textual

Antes de começar a produzir o texto, é necessário refletir o máximo possível, direcionando seu pensamento e fazendo anotações que norteiem a produção. Sem isso seu primeiro parágrafo não vai ficar organizado. Olha a minha organização aqui!



2. Tópico Frasal


O tópico frasal é basicamente uma maneira de introduzir o tema da sua produção textual. Observe este tópico frasal aqui

Sabe-se que o porte de arma é um tema bastante controverso no Brasil, 

Mas só isso? Sim. Só isso mesmo.


3. Seus argumentos

Após apresentar seu tópico frasal, é necessário roteirizar os argumentos que vão compor o desenvolvimento do seu texto, na ordem em que serão desenvolvidos. Ou seja, você precisa se planejar, sabendo sobre o que vai falar e citando brevemente seus argumentos em defesa da sua tese.

principalmente devido a (1) questionamentos motivados pelo comportamento brasileiro e (2) pelas questões de segurança antes de armar a população.

4. Sustente

Repare que minha tese ali pode parecer um pouco vaga, então eu trouxe um conhecimento sociocultural para compor este parágrafo e direcionar minha intervenção.

A discussão que já era vivaz antes do Estatuto do Desarmamento, de 2004, torna-se cada vez mais recorrente na sociedade, agravando-se a cada acidente, assassinato ou suicídio cometido com uma arma de fogo, seja ela legal ou clandestina. 

5. Conecte ideias e avance

A liberação do porte de armas é um assunto controverso no Brasil, de modo que o assunto que já era vivaz antes do Estatuto do Desarmamento, de 2004, torna-se cada vez mais recorrente na sociedade, agravando-se a cada acidente, assassinato ou suicídio cometido com uma arma de fogo, seja esta legal ou clandestina. Diante disso, é preciso analisar e modificar o comportamento do brasileiro e as questões próprias da segurança pública antes de armar a população.


6. O que foi feito?

Repare que cada trecho ali em cima tem uma função. Vamos analisá-las?

Apresentação do tema: A liberação do porte de armas é um assunto controverso no Brasil,

Conexão deste tema com o conhecimento sociocultural que será apresentado: de modo que o assunto que já era vivaz antes do Estatuto do Desarmamento, de 2004, torna-se cada vez mais recorrente na sociedade, agravando-se a cada acidente, assassinato ou suicídio cometido com uma arma de fogo, seja esta legal ou clandestina. 

Apresentação da tese e roteiro de texto: Diante disso, é preciso analisar e modificar o comportamento do brasileiro e as questões próprias da segurança pública antes de se armar a população.

Veja como fica o meu parágrafo, organizado na proposta lá de cima:


Com essa organização, você e o corretor já saberão o que virá nos parágrafos argumentativos.

7. É importante saber

O primeiro parágrafo não é uma receita, mas tem ingredientes que precisam aparecer para favorecer a leitura e a organização textual. São essenciais, pois, apresentação do tema e contextualização (que em geral aparecem juntinhos), tese (que é seu posicionamento) e roteiro de texto (este aqui não é obrigatório, mas muito desejável).

Quando o corretor lê seu primeiro parágrafo ele quer saber sua posição e como seu texto vai caminhar dali pra frente... então você também precisa saber de tudo isso antes de continuar o texto. Sério! Invista na produção de um primeiro parágrafo adequado.


Ainda tem dúvidas? Deixa aqui nos comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário