Páginas

domingo, 7 de agosto de 2011

Poemagem

Poemagens são a primeira forma de poesia que trabalho com meus alunos.

A maioria dos professores concorda que alunos das séries iniciais tem problemas com abstrações, preferindo o concreto. Daí a ideia de sempre começar a trabalhar poesia com poemagens, são ótimos para que os alunos pensem nos conceitos de abstrato e concreto.

É interessante, pois, que os professores façam um trabalho com substantivos e adjetivos abstratos e concretos, mostrando que apesar de algumas coisas serem abstratas, podem ser representadas de forma concreta.

Veja alguns trabalhos realizados por meus alunos (por isso me orgulho tanto deles!)





Se quiser fazer com seus alunos, segue uma lista de palavras que podem ser sugeridas aos alunos:

Coração
Amor
revólver
jardim
flor
árvore
olho
avião
carro
livro
lápis
pássaro
música
bicicleta
animais (pode-se pensar em cada um deles)
anel
criança
inseto
doce
sangue
terror
futebol
anjo
vampiro
castelo
arco-íris

E quantas outras sugestões vc tiver... Sugiro também que deixe o aluno livre para produzir conforme sua experiência de vida...

Em geral, peço que produzam 3 poemagens, buscando o diverso. Ressalto que estes que expus aqui, são os que considerei mais adequados à minha solicitação, de forma que o professor deve avaliar o quanto os alunos conseguiram extravasar aquilo que lhes foi solicitado.

Um grande beijo a todos

Raquel Donegá

2 comentários:

  1. Trabalho interessante, envolve a capacidade da criança avaliar um tema e produzir uma imagem baseada na palavra. Gostei.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Raquel... Sou pai de uma menina de onze anos e sempre estou atento em ajudá-la no que necessita com respeito às tarefas escolares. Infelizmente, não sou professor, mas admiro muitíssimo o trabalho dos educadores. Acho lindo demais, especialmente quando é desenvolvido com o amor que parece ser o que a move nessa nobre carreira... Sobre o trabalho das poemagens, só posso dizer que está maravilhoso!... Abraço amigo a você e a seus alunos!...

    ResponderExcluir