A abordagem de temas atuais é sempre interessante no
contexto escolar, uma vez que aproxima a realidade externa do cotidiano
intelectual do aluno.
No contexto das aulas de língua portuguesa é preciso
refletir sobre a necessidade de dialogar não apenas com os acontecimentos
atuais, mas questionar de que maneira esses acontecimentos se inserem na sociedade por
meio de textos.
Vamos lá?
Se sua intenção é trabalhar com o tema OLIMPÍADAS, é preciso
ter um plano, aqui vou sugerir um, mas é preciso que você reflita sobre sua
realidade e faça adaptações, incluindo, retirando, movendo... o conhecimento
não é estático, a forma de ensinar menos ainda... ")
Vamos começar pensando em que gêneros podemos abordar nesse
projeto?
1. BRAINSTORM - Sempre sugiro que comecemos a aula com um Brainstorm (o termo remete à Tempestade de ideias - uma técnica em que você coloca um termo inicial no quadro e vai anotando todas as informações que surgem acerca dele) – Para fazer um bom projeto VOCÊ PRECISA CONHECER O ASSUNTO!!!
2. REPORTAGEM (Você não precisa trabalhar com a reportagem
completa, mas se tiver um data-show, a apresentação desse site é bem legal,
selecione trechos interessantes).
Vamos ver como fazer uma proposta de leitura mais dinâmica e coletiva do texto, sem precisar fazer um
roteiro de perguntas e respostas para apresentar para os alunos? (Clique nas imagens para ampliá-las)
Este primeiro texto tem conteúdo para trabalhar por pelo menos uma semana... a sala pode determinar a partir daqui, em grupos, temas para pesquisas (evite repetições). Algumas sugestões de temas para pesquisa e apresentação:
1. Modalidades esportivas
2. Símbolos Olímpicos
3. Mitos gregos (Minotauro, Hércules)
3. CHARGES
https://artesmendes.wordpress.com/2012/07/28/olimpiadas/

Essa charge é uma ótima escolha porque dialoga com o texto inicial, em que as mulheres não eram sequer consideradas cidadãs...
Se quiser fazer perguntas, sugiro:
1. O que significa a palavra "exclusivo"?
2. Por que a fala do homem é iniciada pelo termo "mas"?
3. Que outros preconceitos já foram quebrados ao longo da história?
4. Compare o simbolo das olimpíadas que aparece na charge com o original

a. Como o simbolo amarelo aparece na charge? E o que isso pode indicar
b. Por qual símbolo ele foi substituído? Você sabe o que ele significa?
c. Apesar da charge criticar o machismo ela traz elementos fortemente ligados a ele, como o uso da cor de rosa apenas para mulher. O que isso pode indicar?
d. O símbolo olímpico possui 5 anéis cujas cores representam os cinco continentes habitados no mundo. Baseado nessa afirmação, a troca do símbolo amarelo pelo cor de rosa faz sentido? Por quê?
Ainda volto com mais... :D
Nenhum comentário:
Postar um comentário